Federação Catarinense de Motociclismo

PRÉVIA: Brasileiro de Enduro 2019
começa neste fim de semana
Texto: Mau Haas - BRMX.com.br

Fotos: Idario Café (Honda) e Janjão Santiago (Yamaha)

 

A temporada 2019 do Brasileiro de Enduro FIM tem tudo para ser uma das melhores de todos os tempos.

A etapa de abertura está marcada para este final de semana, 15, 16 a 17 de março, em Itapema, Santa Catarina, com entrada franca. O público já poderá ver os pilotos em ação às 20h desta sexta-feira, 15, na Praça da Paz, com o Super Prime inédito.

A chegada de novos patrocinadores, a Honda e a IMS, traz ainda mais força ao campeonato, que segue com a Yamaha como parceira.

As equipes também investiram na presença de grandes pilotos brasileiros e estrangeiros. Ou seja, estão garantidas muitas emoções na briga pelos títulos de 12 categorias (E1, E2, E3, EJ, E4 Pro, E4 230, E35, E40, E45, E50, EF e EA), além da Enduro GP, que reúne os mais rápidos da competição.

"O Brasileiro de Enduro FIM vem crescendo de forma consistente. Essa evolução é fruto de muito trabalho e dedicação, em parceria com os organizadores locais, sempre empenhados em cada prova. Em 2019, renovamos com a maioria dos nossos parceiros e ainda trouxemos novos patrocinadores. É incrível ver as duas maiores montadoras do país, Honda e Yamaha, acreditando e investindo na modalidade por meio de patrocínios e de equipes oficiais", afirma Maurício Brandão, organizador do campeonato e diretor da modalidade na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Na abertura, o Super Prime será um show à parte para os fãs das duas rodas, com um circuito formado por obstáculos artificiais em pleno centro da cidade catarinense. Já as disputas deste sábado e domingo terão como base a sede do Itapema Off-Road.

"A organização local está a cargo do Itapema Off Road, o pessoal mostrou empenho máximo para fazer uma bela prova. O Super Prime na sexta à noite é inédito no Brasil e já começa a contar para o resultado da prova. Vai ser muito importante para o público estar ainda mais perto dos pilotos e das disputas do campeonato", disse Brandão.

A primeira etapa do Brasileiro de Enduro FIM traz um circuito de 42 quilômetros, com três especiais (trechos cronometrados). Os pilotos completarão três voltas no circuito, tanto no sábado quando no domingo, para definir os campeões da abertura.

 

Pilotos e equipes

 

Os bastidores do Brasileiro de Enduro FIM 2019 estão fervendo. A Honda Racing fez o primeiro movimento ao contratar o atual campeão brasileiro das categorias E1 e Enduro GP, o capixaba Bruno Crivilin. Gabriel Soares (E2) e Nicolás Rodriguez (E3) foram mantidos na equipe.

Na Yamaha O2BH Racing chega um reforço internacional: o francês Romain Dumontier, campeão mundial na categoria Youth em 2009 e campeão do Six Days na categoria Junior em 2011. Ele disputará a classe E2 e terá como companheiros os pilotos campeões brasileiros de 2018, Patrik Capila (EJ) e Rômulo Bottrel (que migrou da E3 para a E1).

Quem também contará com um piloto estrangeiro é a Orange BH KTM Racing. A equipe terá entre seus integrantes o argentino Crispy Arriegada (E3), que disputou o Campeonato Mundial em 2018 (7º na E3) e o Italiano da modalidade (4º colocado). Outra novidade do time laranja é o multicampeão de motocross Thales Vilardi, que fará sua estreia na modalidade, disputando a categoria E1.

A Power Husky contará em 2019 com cinco pilotos: Nielsen Bueno, Gustavo Pellin, Diego Colett, Maurício Fernandes e Cassiano Tebaldi. A KTM Sacramento terá o retorno do paulista Vinicius Calafati (E3), que foi o campeão brasileiro de 2018 na categoria E2 e vice na Enduro GP. Ele terá como companheiro de equipe os catarinenses Felipe Legarrea e  Loandro Anton, o "Lolo".

A Edgers Racing fará a temporada com os pilotos Júlio Ferreira, Willians Dalmonech “Tanaka” e Reinaldo Almeida defendendo suas cores.

A MXF promoveu o retorno do mineiro Vitor Borges ao Campeonato Brasileiro, ao lado de Anderson da Luz, Pelmio Carvalho e Roberto Theodoro.

O campeonato ainda terá a presença das equipes Q4 Enduro Team, Equipe Sócramento, Bellaver Sports e DNA Moto Litoral, entre outras.

"As expectativas para o campeonato são muito boas, ainda mais com a presença de pilotos de destaque internacional, o que sempre ajuda a melhorar o nível da disputa. Mas não podemos esquecer da grande evolução dos pilotos brasileiros durante todos esses anos. Acredito que os brasileiros não deixarão as coisas fáceis para essa turma, e com isso quem ganha é o campeonato. O ano promete ótimas disputas", concluiu Maurício.

 

Mulheres em ação

 

A categoria EF, exclusiva para mulheres, está mantida e terá três etapas em 2019. Itapema/SC, Marzagão/GO e Patrocínio/MG são as provas onde as garotas terão que acelerar forte para garantir o título da temporada.

Atual campeã, a gaúcha Maiara Basso (equipe KTM Sacramento) estará no grid, bem como as competidoras Tainá Aguiar e Beatriz Miozzo.

A Honda Racing anunciou a contratação da goiana Bárbara Neves, a primeira mulher no time oficial da equipe vermelha, que entra na briga de olho no bicampeonato.

 

Categorias de base

 

Dentre as novidades apresentadas em 2019 pelo Brasileiro de Enduro FIM, está a criação do Campeonato Kids. Serão quatro categorias direcionadas aos novos talentos do esporte: Infantil (até oito anos), Cadete (de nove a 12 anos), Juvenil (de 13 a 15 anos) e Youth (de 16 a 18 anos).

Várias equipes se mobilizaram e apresentaram pilotos para a participação nas categorias de base. A DNA/Moto Litoral estará presente com o capixaba Danilo Sfalsim, A equipe paulista Enduro MX terá a presença de Leonardo Kauffmann, Bruno Massa e Vinicius Aguilar. Quem também está acreditando e investindo no campeonato é o capixaba Bruno Crivilin, que criou a equipe BC 11 Forte Racing, com três conterrâneos na disputa da temporada – os irmãos Estevão e Frederico Mediote Rangel, junto com Theo Cravo.

A prova também será válida pela segunda e terceira etapas do Campeonato Catarinense. 

 

Confira a programação para a etapa do Campeonato Brasileiro e Catarinense de Enduro FIM:
 

15/3 (sexta-feira)
Das 16h às 19h -Secretaria de prova no Hotel Solis
17h30 – Briefing no Hotel Solis
19h – Happy hour MXF na Praça da Paz
20h – Super Prime na Praça da Paz

16/3 (sábado)
Base do evento: Itapema Off-Road
Das 7h às 8h30 – Vistorias Técnicas / Condução das motos ao Parque Fechado (Enduro GP)
Das 8h às 9h50 – Vistorias Técnicas / Condução das motos ao Parque Fechado (demais categorias)
8h – Início da prova das categorias Kids
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Chegada / Pré-Finish no Paddock
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
17h – Happy hour IMS 20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia no Restaurante Cabral

17/3 (domingo)
Base do evento: Itapema Off-Road ​
8h – Início da prova das categorias Kids
9h – Largada dos dois primeiros pilotos
15h – Chegada / Condução das motos ao Parque Fechado
17h – Divulgação dos resultados oficiais do dia na sede do Itapema Off Road.

 

 

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.