Federação Catarinense de Motociclismo

Catarinenses participam do Dubya World Vet
MX e Dubya World Vet MX of Nations
Texto e fotos: Divulgação

Entre os dias 01 a 03 de novembro, acontece o Mundial de MX de Veteranos na mundialmente famosa pista de Glen Helen na Califórnia, e também a 35ª edição do Campeonato Mundial de MX. No evento, se reúnem pilotos de todos os continentes, para a tradicional prova que conta com categorias a partir de 25 anos de idade até 70 anos ou mais.

É uma grande festa do esporte, onde praticantes de todos os continentes podem participar e medir forças com adversários dos quatro cantos do planeta. Mais de 1000 pilotos devem comparecer, o que torna a prova muito desafiadora e competitiva.

Ao longo dos anos, cada vez mais pilotos brasileiros têm participado do campeonato mundial e muitos foram campeões em suas categorias. 

A cada ano, o time do Brasil vem aumentando sua participação. Em 2019, que pilotos que participarão do World Vet são: Richard Berois, Fábio Aleixo, Luciano Farias, Fernando Fraga, Wellington Garcia, Rogério Schmitt, Anísio Clasen, Murilo França, Gilmar Meneghini, Rafael Knoll, Fernando Monguilhott, Everton Valério e Marcos Gerbi.

             

 

 

Para 2019, a organização incluiu o Nações de Motocross, em que cada país será representado por três pilotos, sendo um na categoria 30+, outro na categoria 40+ e um na categoria 50+. Os pilotos correm duas baterias todos juntos, porém em três largadas consecutivas. Vence o time que marcar a menor pontuação combinada das duas baterias e dos três pilotos.

Esse ano, pilotos brasileiros representarão o país no campeonato das Nações, com o seguinte time: Wellington Garcia, Richard Berois e Fábio Aleixo. 

Garcia vai competir pela categoria 30+. O piloto é multicampeão Brasileiro de MX e fará sua estreia no mundial. Assim, aumentará as chances de sucesso do team Brasil com sua capacidade e experiência. 

 


Wellington Garcia

 

Berois irá competir 40+. O piloto foi diversas vezes campeão em Glen Helen, bem como no Sul Brasileiro de MX. Berois conta com vasta experiência internacional, além de sua excepcional garra e tenacidade que farão a diferença na competição. 

 


Richard Berois

 

Aleixo correrá pela categoria 50+. Ele é atual vice-campeão brasileiro na MX5 e vem de uma excelente fase com vitórias do BRMX. Aleixo também possui vários títulos no Mundial de Veteranos de Glen Helen e completa o time com sua experiência e garra.

 


Fábio Aleixo

 

A expectativa dos pilotos que estão indo rumo aos Estados Unidos é melhor, pois o time está forte e bem treinado e tem como objetivo obter pódio na estreia.  

O time Brasileiro conta com apoio de Richard Berois Competições, Luciano Lâminas, CalifórniaCross.com, IMS, Moto Shop Racing, Novo Estilo de Vida, Durag, Grupo Geração, Blade Energy,  WG21, Yamaha e Açaí VitaNat, que viabilizaram o projeto. 


 
 
 

Mais informações sobre a modalidade

11/06/26 Depois de muitos anos longe do calendário oficial do motociclismo catarinense, a cidade de Orleans volta a respirar a emoção do motocross.

24/04/26 A Federação Catarinense de Motociclismo – FCM vem a público informar que a etapa do Campeonato Catarinense de Motocross 2026, prevista para os dias 16 e 17 de maio na cidade de Porto União/SC, está cancelada.

29/03/26 A cidade de Indaial esta sendo palco, neste fim de semana, da abertura oficial do SportBay Campeonato Catarinense de Motocross 2026. O Motódromo do Parque Municipal recebe pilotos de diversas regiões e um público expressivo, em um sábado marcado por

24/03/26 cidade de Indaial será o ponto de partida para a temporada 2026 do SportBay Campeonato Catarinense de Motocross.

01/02/26 Referência histórica do motociclismo brasileiro, Chumbinho construiu uma trajetória marcada por conquistas, dedicação e amor ao esporte, deixando um legado eterno para o motocross e para todos que viveram essa paixão ao seu lado.

11/12/25 A cidade de Armazém, no Sul de Santa Catarina, se prepara para receber a grande final da 42ª edição do SportBay Campeonato Catarinense de Motocross, que acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, no tradicional Motódromo CT Armazém.

03/12/25 A cidade de Indaial foi palco, no último fim de semana, da quarta etapa do SportBay Campeonato Catarinense de Motocross, que reuniu um expressivo número de pilotos e atraiu um grande público ao motódromo local.

26/11/25 A cidade de Indaial se prepara para receber, neste fim de semana, a 4ª etapa do SportBay Campeonato Catarinense de Motocross 2025

04/11/25 O motocross brasileiro vive um momento histórico. Além dos ótimos resultados individuais, pela primeira vez, o país subiu ao pódio como vice-campeão mundial no World Vet Motocross

24/10/25 Está chegando a hora de mais uma edição do World Vet Motocross Championship, na famosa pista de Glen Helen, em San Bernardino, na Califórnia

FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.