Federação Catarinense de Motociclismo


Público animado e emoção na pista marcam abertura
do catarinense de velocidade em Witmarsun
Reportagem: Fabrizio Motta dos Santos
 


Brás dos Santos, cat. Força Livre Especial

Galeria de fotos da etapa de abertura do Catarinense de Velocidade

A tradição de Witmarsun diante ao motociclismo é inquestionável, tanto aos pilotos quanto ao público que vem de toda a região para curtir um fim de semana de muita alegria. Não foi diferente neste 6 e 7 de março que marcou o reencontro do circo da velocidade: muitos pilotos com moto nova e mudando de categoria, além de várias novidades na parte técnica da competição. Quem teve trabalho para conferir todas as mudanças de regulamento foram os técnicos da Federação Catarinense de Motociclismo - FCM. Moto por moto foi feita uma rigorosa vistoria para que as regras fossem cumpridas por todos. Dentre as categorias a que mais sofreu alterações foi a street standard, exigindo até o abastecimento feito pela FCM, tudo para que a originalidade das motos seja preservada. Outra novidade foi a criação da categoria máster, destinada a pilotos com mais de 35 anos, porém subdividida em motos especiais e nacionais.


Público

Largada categoria Master

Recorde de pilotos na categoria 50cc

Ednilson Batista, cat. Street 4T Standard

Começa a temporada 2004

As másters largaram juntas e botaram os veteranos para correr. Na especial Maurecir Mafra, de Itajaí, levou com tranqüilidade, mas na nacional Antônio Corrêa, de Rio do Sul, teve que batalhar muito para segurar a ponta, pois Délcio Tomio, de Blumenau, apertou o ritmo chegando até a assumir a ponta.

Já na categoria 50cc que representa o futuro do motociclismo, o reinicio foi surpreendente pelo fato de que a categoria bateu o recorde de inscrições, largando com 18 motos, sendo que mais da metade era de KTM. Fora isso as disputas se mantiveram com Tauan Brenner, de Camboriú, campeão 2003, vencendo e José Braian, de Massaranduba, vice 2003, na sua cola. Gustavo Fernandes, de Videira, que largou na frente, mostrou braço e liderou por algumas voltas dando sinais de que pode incomodar os favoritos mais adiante.

A street standard este ano promete encontrar sua essência e premiar aquele que realmente tiver mais braço para tocar a sua moto. Com o novo esquema de vistoria e abastecimento a prova correu bem e as motocicletas andaram emparelhadas. Já na largada André Rinco, de Joinville, botou a sua Honda CG à frente da de Edmilson Batista, de Camboriú, mas um pneu furado acabou com a bela prova de André. Então Edmilson só administrou, mas para Gean da Silveira, de Joinville, a prova ganhou motivação e ele afundou a mão para encostar. Não deu pra chegar, mas que deu uma emoção deu.

A street especial mudou para Nacional A e sofreu alterações que permitem agora que andem motos com suspensão monochoque, como as Yamaha XTZ que apareceram. Mantendo o favoritismo do ano passado, Ênio Ronchi Júnior, de Luiz Alves, campeão 2003, apresentou a sua nova moto e mostrou que ela funciona bem em suas mãos. Ênio largou na ponta e dominou a prova deixando que o pega rolasse para trás.

A categoria Nacional 180cc foi extinta com a invasão das Honda Tornado e agora reformulada tornou-se a Nacional B, correndo motos até 180cc 2 tempos e até 250cc 4 tempos. Apesar de Diego Pereira, de Camboriú, ter tentado levar a prova com a sua Tornado, duas DT`s vieram mais forte. Cleto Tamanini, de Rodeio, vice em 2003, começou o ano com força para buscar o título e Luciano de Oliveira, de Jaraguá do Sul, estreando nesta

Enio Ronchi Júnior, cat. Nacional A
categoria não deixou por menos e levou o segundo lugar.

O mesmo Luciano, de Jaraguá, andou na Nacional C – força livre, categoria que corre desde 2002. Ele largou na ponta e disputou lado a lado a liderança com Denísio do Nascimento, de Brusque. Denísio se mostrou mais rápido e assumiu a liderança, mas problemas o tiraram da prova. Assim Luciano se deu bem chegando na frente de Sílvio Alchini, de Guaramirim, campeão de 2003; Amadeu Neto, de Massaranduba, surpreendeu e chegou em terceiro lugar.

Brás dos Santos, de Blumenau, foi o nome que voltou a brilhar nas cabeças da força livre especial. Brás dominou a prova com a sua Honda CR 250cc e mais atrás o pega ficou por conta de Gean Isensee, de Gaspar, e Charles de Oliveira, de Pouso Redondo. Gean começou na frente, mas Charles que não havia largado bem, buscou posições e encostou em Gean até passar e levar o segundo posto. A força livre especial encerrou a etapa e deixou a todos que estiveram ali muitas emoções, sobrando agora muitas expectativas de um campeonato que promete mais emoções pelo Estado. Que venha Massaranduba, dias 20 e 21 de março.

Resultado da 1ª etapa do Catarinense de Motovelocidade


Cleto Tamanini Filho, cat. Nacional B

Luciano de Oliveira, cat. Nacional C

Abastecimento das motos categoria Street Standart

Brás dos Santos e família

 
 
 

Mais informações sobre a modalidade

27/02/26 O ronco dos motores voltou a ecoar forte no tradicional Sport Bay Campeonato Catarinense de Velocross e no Sul-Brasileiro de Velocross, que tiveram sua abertura realizada no último final de semana, em Schroeder, no consagrado Motódromo Trinca Ferro.

17/02/26 A cidade de Schroeder (SC) será o centro das atenções do motociclismo off-road nos dias 21 e 22 de fevereiro, com a abertura oficial do Sportbay Campeonato Catarinense de Velocross e do Sul Brasileiro de Velocross 2026.

24/12/25 Está oficialmente divulgado o regulamento 2026 da categoria Velocross.

27/11/25 Blumenau foi palco, neste último final de semana, de um dos eventos mais marcantes da temporada, a grande final do Campeonato Brasileiro e Catarinense de Velocross, realizada no tradicional Motódromo Tatutiba.

20/11/25 A cidade de Blumenau-SC será o centro das atenções do motociclismo nacional e estadual neste final de semana, nos dias 22 e 23 de novembro

30/10/25 Vídeo: Transmissão 5ª Etapa do Sportbay Campeonato Catarinense de Velocross - Domingo

30/10/25 Vídeo: Transmissão 5ª Etapa do Sportbay Campeonato Catarinense de Velocross - Sábado

30/10/25 Clima colaborou, pista impecável e um número expressivo de público marcaram o fim de semana de adrenalina

25/10/25 A cidade de Schroeder está sendo o grande centro das atenções do Velocross neste final de semana, ao sediar uma rodada tripla que reuniu importantes competições da modalidade.

21/10/25 Prepare o coração, porque a cidade de Schroeder, no norte catarinense, vai estremecer com o ronco dos motores neste final de semana!

FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.