Federação Catarinense de Motociclismo



Massaranduba abre a temporada da velocidade
Texto e fotos: Fabrízio Motta - Reportagem FCM
 




Fabiano Barg #127 e Leandro Lemos #4, cat. 125cc

Denísio do Nascimento, cat. força livre especial

José Brahian, cat. 55cc

Galeria de fotos da etapa de abertura do Catarinense de Velocross 2006

A cidade de Massaranduba deu a partida em grande estilo para a temporada 2006 do Campeonato Catarinense de Motovelocidade na Terra. Na prova realizada neste primeiro final de semana de março, dias 4 e 5, 83 pilotos concluíram as baterias. Apesar de vários competidores participarem em mais de uma categoria, todas as vitórias ficaram em mão diferentes. Fabiano Barg venceu a 125cc e Denísio do Nascimento faturou a força livre especial; Luciano de Oliveira ganhou a força livre nacional, Wandrey Niles a nacional 250cc, Ênio Ronchi Júnior ganhou a nacional 180cc e Luiz Henrique Zimermann a Street 4T Standard; nas classes destinadas aos pilotinhos, o atual campeão José Brahian venceu a 55cc, enquanto na nova 65cc a vitória foi de Rodrigo Riffel Júnior.

Diversão e velocidade

Toneladas em estruturas acolheram as milhares de pessoas que passaram pelo motódromo no final de semana. A festa começou no sábado, e além dos treinos na pista, teve como atrações música pra galera com a banda Curingas.

Na pista, novas formações de equipes, trocas de categorias, novos pilotos, o retorno de outros; e muita expectativa para mais esse campeonato. A pista sofreu alterações que retardou os tempos e trouxe mais segurança aos pilotos, sendo aprovada pela maioria.

A 125cc especial trouxe Fabiano Brag de volta ao cenário, no lugar onde ele já conhecia. Fabiano largou bem, entre Marcos Machado Jr. e Leandro Lemos. Nas primeiras voltas o trio se enfrentou até Fabiano despontar e deixar a briga pra trás. Fabiano levou, seguido de Leandro e Marcos Jr.


Wandrey Niles, cat. nacional 250cc

Ênio Ronchi Júnior, cat. nacional 180cc

A categoria 55cc perdeu alguns pilotos com a estréia da 65cc, mas isso não tirou a beleza de ser a porta da renovação do esporte. Prova é a estréia do garotinho Igor Frias, de Palhoça, de apenas 4 anos. Na disputa para valer o piloto da casa José Brahian fez o que já sabe, levando o público em sua garupa, rumo a vitória, a única dos representantes de Massaranduba. Já Leonardo de Souza andou bem e mostrou que esta evoluindo, terminando em segundo.

Outra novidade para este ano foi o aumento de potência da street especial com a liberação da cilindrada para até 180cc nos motores de dois tempos. Resultado: agora só correm motos 2T 180cc, ou seja as DT´s 180cc estão de volta... prontas para brigar na pista com as evoluídas RDZ com quadro de XTZ. A categoria agradou a muitos, tanto que foi a segunda em número de inscritos, no total de 17. E o duelo promete, pois dentre os representantes das XTZ´s está Ênio Ronchi Júnior, que sempre corre em busca de títulos. Já a DT marcou o retorno de Cleto Tamanini, que já mostrou em anos anteriores que tem potencial. A largada foi acirrada com Daniel Groh (DT) na frente, seguido de Cleto e Ronchi Jr. por dentro. Mas não demorou para que Ênio assumisse a liderança e fosse se distanciando até vencer. Cleto chegou em segundo e Daniel em terceiro.

O piloto Wandrey Niels, ganhador da moto Honda Tornado oferecida pela Riffel e sorteada dentre os campeões catarinenses da temporada 2005, saiu na frente na disputa da nacional até 250 que ficou dominada pelas Tornados. Este ano Wandrey chegou com força, correndo em várias categorias, com novo mecânico e motos. Na pista ele protagonizou um duelo com Leandro Lemos, que embora tenha mostrado acelerar num ritmo ainda mais forte, teve problemas com o seu pneu traseiro que furou quando faltavam menos de duas voltas para o final, entregando a vitória para Wandrey que não hesitou em comemorar a boa fase.


Fabricio Comandoli Filho #121 e
Rodrigo Riffel Jr. #96, cat. 65cc

Largada categoria Street 4T Standard

Luciano de Oliveira, cat. força livre nacional




Já a 65cc, categoria estreante, chamou a atenção na largada quando Maysa Pianezer caiu se embolando aos demais pilotos. Passaram ilesos apenas Rodrigo Riffel, Fabrisio Comandoli Filho e Thiago Winiarski. Após a recuperação o segundo grupo reagiu de tal maneira que no final só Rodrigo se garantiu chegando na frente. Em segundo ficou Maysa depois de uma bela prova de recuperação, seguida de Lucas Gadotti.

Com 29 inscritos a street standard foi a única a ter classificatória no dia. A largada foi alucinante com toda a curva tomada pelo pelotão encaixado perfeitamente. Quem se deu bem foi Luiz Henrique Zimermann que corre na equipe atual de Wandrey. Zimermann largou bem e dominou a prova, levando mais uma vitória para seu imenso currículo. Já para Filipe Batschauer e Edinilson Batista as coisas não foram fáceis, e depois de muitos duelos, Filipe chegou na frente.

Luciano de Oliveira ainda esta de lua de mel com sua moto e durante o final de semana conheceu seus novos adversários. A largada foi dominada por Fábio dos Santos que andou forte na ponta com Leandro Lemos e Luciano na cola. Só que um vacilo tirou várias posições de Fábio que ainda se recuperou e chegou em quinto. Já Leandro não resistiu e acabou chegando atrás de Luciano que comemorou muito com a sua fiel torcida o bom início de campeonato.

Para fechar o dia a força livre especial largou com a continuação de um duelo do ano passado entre Denisio do Nascimento e Brás dos Santos. Bras largou bem e mostrou estar bem preparado, enquanto Denísio manteve o seu ritmo sem perder Bras de vista. Denísio aproveitou o ritmo forte dos dois e partiu pra cima, quando eles chegaram nos retardatalhos que oportunizaram a passagem após várias tentativas. Assim dessa vez Denísio levou a melhor, mas já no próximo fim de semana larga a segunda etapa em Witmarsun.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.