O Brasil está confirmado no Motocross das Nações 2025 (MXoN), que será realizado entre os dias 3 e 5 de outubro no lendário circuito Ironman Raceway, em Crawfordsville, nos Estados Unidos. Considerado a “Copa do Mundo” da modalidade, o evento reunirá 38 países e promete disputas intensas em um dos mais traçados desafios do calendário, com 2.092 metros de extensão.
A equipe brasileira será formada pelos mesmos pilotos que representaram o país em 2024, repetindo a formação que alcançou o melhor resultado da história nacional na competição. Fábio Santos que é piloto filiado em Santa Catarina competirá na categoria MX Open, com o número 39; Enzo Lopes será o representante da MX1, com o número 37, ambos com motos Yamaha; e Bernardo “Bê” Tibúrcio defenderá o Brasil na MX2, com o número 38 e suporte da Honda HRC. A escolha da equipe reforça a confiança da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) no entrosamento e no potencial técnico dos pilotos.
Além da equipe principal, o jovem catarinense Kauã Vieira também representará o Brasil nos Estados Unidos, disputando a Superfinale YZ125 BLU CRU, competição realizada em conjunto com o Motocross das Nações.
Kauã garantiu sua vaga ao conquistar o título da IMS YZ125 BLU CRU Cup 2025, e agora terá a oportunidade de medir forças com os melhores jovens talentos do mundo, adquirindo experiência internacional e reforçando a presença brasileira no evento.
O chefe da Delegação Brasileira é o presidente da CBM, Gustavo Jacob, enquanto o comando técnico fica com a carga de Wesley Magalhães, o Pakito, diretor de Motocross da entidade. Em 2024, ao mesmo tempo, o Brasil conquistou a 13ª colocação, seu melhor resultado na história do evento. A expectativa agora é de que a equipe avance ainda mais no ranking e confirme o fortalecimento do motocross brasileiro no cenário internacional.
O presidente da CBM e chefe da Delegação, Gustavo Jacob, destacou a importância da participação: “Estamos muito confiantes nesta equipe, que já demonstraram sua força no ano passado. O Motocross das Nações é o maior palco do mundo para o nosso esporte, e levar novamente três pilotos do mais alto nível demonstram a evolução do motocross brasileiro. Nosso objetivo é superar o resultado de 2024 e consolidar o Brasil entre as grandes nações da modalidade.”
O Motocross das Nações é reconhecido como a principal competição por equipes de motocross mundial, reunindo os melhores pilotos de cada país em busca do título coletivo. O Brasil terá pela frente adversários de peso, como Estados Unidos, França, Austrália e Itália, mas chega motivado para conquistar posições de destaque e consolidar sua evolução no cenário internacional.