Federação Catarinense de Motociclismo

Milésimo de segundo marca inauguração do
sistema de cronometragem em Chapecó
Texto: Mariellen Stefani - Fotos: Gerson Coas

Anderson Cidade melhor tempo no treino cronometrado

Milton Becker venceu a
edição 2006 na MX3

Um milésimo de segundo foi a diferença dos tempos entre os pilotos Anderson Cidade e Djohny Aquino nos treinos cronometrados deste sábado a tarde durante a quarta etapa do Riffel Motocross – Campeonato Catarinense, que está sendo realizada em Chapecó. Essa tomada de tempo marcou a inauguração do sistema eletrônico de cronometragem, adotado pela Federação Catarinense de Motociclismo (FCM).

Nesses mesmos 1.450 metros da pista de Chapecó, em 2006, Djohny conseguiu a sua primeira vitória na MX1 e Anderson terminou em segundo. Na tarde deste sábado, Anderson mostrou que está disposto a reverter as colocações, e da mesma forma como fez no final de semana passado durante o Brasileiro de Motocross em Canelinha, tirou da cartola com sua KX-F 250 o melhor tempo do dia, com 1min28seg173. Djohny, com uma 450cc, completou a sua melhor volta com 1min28seg174. “Coincidentemente, o Djohny se dá muito bem nas provas no Oeste do Estado. No ano passado ele não era cotado entre os favoritos, mas venceu e agora está novamente no páreo”, disse Tomaz Aquino, pai e chefe da equipe MCR/Megabyte/Motoshop.

Milton “Chumbinho” Becker marcou o terceiro tempo com 1min29seg121 e saudou o melhor tempo do seu aluno Anderson e brincou, “isso mostra que sou um bom professor’. Elton Becker marcou o seu retorno as pistas com o quarto tempo, 1min29seg163, seguido de Erivelto Nicoladelli com 1min30seg541.

Satisfeito com o resultado o presidente da FCM, Onílio Cidade Filho, o Kiko, admitiu que o sistema é a realização de um sonho. “Era um equipamento que precisávamos ter para elevar o nível das nossas provas. Ainda está em fase experimental, mas acredito que em duas ou três etapas já estaremos cronometrando todos os tempos”, contou Kiko Cidade. “Digo que o custo foi elevado, mas garanto que vai valer a pena. Poderíamos ter adquirido o sistema nacional, mas preferimos esperar um pouco e comprar o original holandês, que vai nos garantir mais qualidade. Ainda é preciso comprar mais transponders, mas já visamos seguir os moldes da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM)”, completou o presidente.


Djohny Aquino busca repetir vitória em Chapecó

A oportunidade de utilizar o novo sistema já nessa etapa foi possível devido a dedicação dos cronometristas argentinos Eduardo Alvarez e Walter Uriel Drewes, que se dispuseram a passar as técnicas do sistema para o webmaster responsável pelo site da FCM, Ricardo Vergutz.

A programação da prova “Chapecó 90 Anos”, comemorativa ao aniversário do município, tem continuidade neste domingo, 26, a partir das 9h30, com início do warm-up. As 11h começam as baterias oficiais.

Resultado do treino graduados


Walter (esq.), Kiko (cen.) e Eduardo (dir.), aprovaram o resultado do teste de cronometragem

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.