Federação Catarinense de Motociclismo

Guto, Ricardo e Leandro comemoram
no pódio do Sertões 2012
Texto: Gerson Coas / FCM


Pódio da classe Production Aberta / foto: David Santos Júnior - Webventure

A noite de quarta-feira (29) foi de festa para os catarinenses Guto Klaumann, Ricardo Martins e Leandro Silveira. Os três comemoraram em Fortaleza (CE) os resultados da 20ª edição do Rally dos Sertões. Guto foi vice-campeão na classe Production Aberta, seguido de Ricardo em terceiro e Leandro em quarto. O Sertões 2012 totalizou entre São Luiz, no Maranhão e Fortaleza, no Ceará, 4.840 quilômetros de percurso e 10 dias de prova, sendo 2.346 de trechos cronometrados (especiais). O mineiro Felipe Zanol foi o campeão geral, com uma vitória construída desde os primeiros momentos da prova.


Esq.: Ricardo, Leandro, Sérgio K., Ike, Zanol e Guto. / foto: Marcelo Maragni

“Foi uma grande conquista dos pilotos de Santa Catarina. Mostrou que as duas equipes (Klaumann Team e Spirit Rally Team) estão bem preparadas. Foi um rali muito duro, com dificuldades e surpresas. Numa prova como essa terminar já é um grande feito. E ficar no pódio então é uma vitória!” relatou Marisérgio Kons, o Pezão, comissário da FCM e que acompanhou a equipe Spirit Rally Team.


Guto Klaumann repetiu o vice... tá chegando! / foto: Eric Schroeder - Webventure

Guto Klaumann repetiu o seu melhor resultado no Sertões, obtido pela primeira vez em 2009. “Eu me preocupei em largar e em chegar todos os dias, o resultado foi consequência. Estou muito satisfeito e irei me lembrar para sempre desta edição de 20 anos do rali”, disse Guto que também teve o mérito de não ter tido nenhuma penalização durante a prova.


Ricardo Martins / foto: Renato Cukier - Webventure

No seu segundo ano na competição, Ricardo Martins surpreendeu muita gente com mais experiência. Com a oitava colocação no geral em 2011, e primeiro na Marathon, ele se credenciou a disputar a categoria Production, muito mais competitiva, embora com várias restrições, como a proibição da troca de motor. Mas segundo ele a moto (Honda CRF-X 450) se comportou bem nos 10 dias da prova, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas.  “Em relação a 2011 foi um rali muito mais duro. Já no primeiro dia quase metade dos competidores não completaram. Muita areia... e a quebradeira foi geral. Tentei ser o mais regular possível, mas até o meu GPS deu pau. Perdi três waypoints, traduzidos em 15 minutos de penalização. Noutro dia perdi mais 16 segundos ao entrar numa vila acima da velocidade. Foi uma erradinha, mas caí no radar!”, disse Martins, que completou. “Se eu não tivesse tido esses probleminhas, até poderia ter ido mais para frente classificação. Eu e o Guto sempre estávamos no mesmo ritmo”, finalizou.

Tem medo do Jalapão quem não conhece o Maranhão.


Leandro Silveira / foto: Marcelo Maragni - Webventure

A frase acima foi citada várias vezes entre os pilotos do Sertões 2012. Leandro Silveira explicou o porquê. “Foi um rali que teve umas surpresas desde o início. Ao contrário do ano passado quando as dificuldades foram aumentando no decorrer dos dias, dessa vez largamos de cara com 180km de especial de areia. Das 60 e poucas motos que largaram, chegaram 30. Todos naquele dia tiveram algum tipo de problema”, enfatizou. “Depois foram enfrentadas duas etapas maratonas que também pesaram um pouco mais, mas acredito que os maiores segredos do Sertões nós já desvendamos. Além de tudo, tínhamos todo o apoio da nossa equipe, com sete pessoas trabalhando incansavelmente da largada a chegada de cada dia, pensando em todos os detalhes, seja na alimentação, nos equipamentos, nas motos, enfim, em todo o suporte para a prova. Tanto o Ricardo quanto eu estamos escalando nas colocações e agora já vamos começar a preparação para 2013”, concluiu o piloto.  que dividiu o resultado com sua equipe.


Ike Klaumann / foto: Ricardo Leizer - Webventure

Ike Klaumann, que participou na classe Super Production, teve problemas mecânicos quando ocupava a quarta colocação no geral e ficou de fora da briga. Mas fez a sua parte e acelerando forte venceu a etapa final da prova.


Geral acumulado entre os MOTOS:

1º FELIPE ZANOL 32h12miin33s
2º DARIO JULIO a SOUZA0 00h25min29s
3º NIELSEN BUENO a 1h20min07s
4º GUTO KLAUMANN a 2h55min26s
5º DIMAS MATTOS a 3h11min36s
6º RICARDO MARTINS a 3h29min27s
7º LEANDRO NELSON SILVEIRA a 5h26min30s
8º RICARDO MEDEIROS a 5h54min54s
9º FABRICIO BIANCHINI a 6h26min04s
10º ALEXANDRE PISMEL a 6h26min25s
11º RODRIGO CABALLERO a 6h29min26s
12º MARCOS FINATO a 6h55min40s
13º RAUL LIMA a 7h27min32s
14º CRISTIANO DE PAULA TEIXEIRA a 7h57min30s
15º JOSE DUTRA JUNIOR a 8h13min51s


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.