Federação Catarinense de Motociclismo

Catarinenses são destaque no Rally dos Sertões
Texto: Bárbara Sales - Reportagem FCM

Os catarinenses Ricardo Martins, Leandro Silveira e Ike Klaumann chegaram ao fim da 21ª edição do Rally dos Sertões com bons resultados. A disputa de uma das maiores provas off-road do mundo encerrou em Goiânia, na sexta-feira, 3 de agosto, após 10 dias e um percurso total de 4.115 quilômetros.


Ricardo Martins

 

O piloto Ricardo Martins, de Palhoça, foi o segundo melhor brasileiro nesta edição do Sertões. Ele ficou com a oitava posição no mundial e com o vice-campeonato de sua categoria, a Production Aberta. Após o final do Sertões, o catarinense também assumiu a liderança do Brasileiro de Rally nesta categoria.

“Foi uma participação boa em uma prova muito dura, com muitos acidentes. Fiz uma prova de recuperação, aos poucos consegui impor um ritmo de prova rápido, mas seguro e com isso consegui bons resultados”, avalia.

Em sua terceira participação no Rally dos Sertões, o catarinense de São José, Leandro Silveira, também foi um dos destaques da prova. Ele finalizou a disputa como o quarto melhor brasileiro na prova, na 11ª posição no mundial e terceiro colocado em sua categoria, a Super Production.


Leandro Silveira

 

“Foi uma disputa muito dura, com terreno hostil, característico do sertão com muita pedra e poeira e risco grande de quebrar a moto. Apesar disso, foi muito proveitoso, fiz uma prova limpa e sem consequências”, destaca.

Os dois pilotos fazem parte da equipe Yamaha/Rinaldi e destacam que os equipamentos fizeram diferença durante a competição. “A única manutenção que fazíamos na moto era a troca de óleo e de pneu. Todas as equipes tiveram muitas baixas no rally, e nós largamos e finalizamos do mesmo jeito”, diz Leandro.

“Os equipamentos fizeram toda a diferença, nos deram resistência”, destaca Ricardo.


Guto Klaumann

 


Ike Klaumann

 

O catarinense de Rio Negrinho, Ike Klaumann, integrante da equipe Honda, terminou o Rally dos Sertões na sexta colocação da categoria Super Production. Ike iniciou a disputa ao lado do irmão, Guto Klaumann, que abandonou a prova após sofrer um acidente junto com o também catarinense Guilherme Cascaes, da Yamaha/Rinaldi, na terceira etapa da competição, entre Pirenópolis e Uruaçu.


Guilherme Cascaes

 

Após também abandonar a disputa, Cascaes publicou em sua página no Facebook, os motivos do acidente. “Infelizmente depois do abastecimento, no km 191 havia uma curva fechada a esquerda muito perigosa que não estava sinalizada na planilha. Acabei escorregando para fora da estrada num lugar com várias pedras. Com o impacto, a moto pegou fogo. Logo em seguida, o piloto Guto Klaumann passou reto também e veio a machucar a mão. Vários pilotos pararam e sinalizaram para que não ocorressem mais acidentes. Infelizmente fora da prova, mas graças a Deus estou bem... apenas prejuízos materiais”, declarou.


Denísio do Nascimento

 

O catarinense de Brusque, Denísio do Nascimento, também abandonou a disputa. O piloto sofreu uma queda na etapa entre Porangatu e Natividade, considerada a mais difícil por ser uma maratona. Com o acidente, Deni fraturou um dos braços e deve passar por cirurgia.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.